28/03/2009

Bebê com intestino preso

Olá Meninas,
Hoje quero falar sobre um assunto que chateia nossos bebês: instestino preso!!!

Quem tem bebê sabe o quanto é importante controlar o intestino deles.

Tudo está relacionado a isso. Com o intestino regulado eles dormem melhor, comem melhor, brincam mais e sem dúvida ficam menos "enfezados". A proposíto, vocês sabem de onde originou a palavra enfezado?

Quantas e quantas vezes você já não disse essa palavra referindo-se a você mesmo ou a outra pessoa? Mas você já parou para pensar o que significa quando você diz que está enfezado? Significa literalmente que você está cheio de fezes.

Tadinho de nossos bebês. Por isso tanta cara feia!


Eu sei bem o que é isso, como o Pedro toma leite artificial desde os 2 meses e meio eu sempre tive que ficar de olho no intestino dele.

Fico sempre controlando o que ele bebe e come, sempre privilegiando alimentos com mais fibras e controlando alimentos laxativos com os que prendem, afinal quero que ele aprenda a comer de tudo.

Em relação ao leite eu contornei fazendo duas mamadeiras das diárias com a água de ameixa: cozinho duas ameixas em 300 ml de água durante uns 8 a 10 minutos, depois coamos e dá duas mamadeiras, que dou uma de manhã e outra no meio da tarde, conforme a regra de mamadeiras de cada fase. Outra coisa muito importante caso seu bebê tome leite artificial e principalmente se ele já almoça e janta e dar muita água, em média 250 ml por dia é o mínimo.


Para ajudar as mães que também enfrentam o mesmo problema, fiz uma breve pesquisa dos alimentos e suas funções intestinais.


ALIMENTOS LAXANTES ("SOLTAM O INTESTINO")

Mamão, Abóbora, Almeirão, Pão de centeio, Repolho, Jaca, Laranja, Abacate, Banana nanica, Tomate, Uva, Aveia, Melão, Arroz integral, Pão integral, Macarrão integral, Pepino, Figo, Couve, Espinafre, Ervilha, Ameixa, Vegetais folhosos, Melancia, Lentilha, Pimentão, Alface, Agrião, Iogurte, Feijão, Jiló, Manga, Vagem, Milho e Abacaxi.


ALIMENTOS OBSTIPANTES ("PRENDEM O INTESTINO")

Arroz branco, Mandioca, Bolacha água e sal, Cará, Cenoura cozida, Caju, Biscoito, Gelatina,Pão branco, Maçã sem casca, Banana prata, Banana maçã, Maisena, Batata salsa, Limão, Goiaba sem casca, Batata.


ALIMENTOS FLATULENTOS ("PRODUZEM GASES")

Agrião, Acelga,Cebola, Alho, Brócolis, Couve, Jabuticaba, Melão, Melancia, Ervilha, Feijão, Lentilha, Milho, Pimentão, Pimenta do reino, Repolho, Rabanete, Batata doce, Leite, Queijos temperados, Abacate, Nozes, Ovos, Peixe, Mostarda, Nabo, Beterraba.


Lembrando que essas são apenas dicas, que o melhor mesmo é você consultar o pediatra do seu bebê para que ele dê orientações profisionais.


beijinhos e até mais.

15 comentários:

Maria Betânia Fuller, disse...

Olá Meyriele,
Sou a Betânia, estou grávida de 16 semanas, e ao longo deste percurso por duas vezes ao pesquisar algo na internet me apareceu seu blog como opção de esclarecimento, e ao ler seu blog apesar de não te conhecer, mas pelas resenhas editadas por você me inspirei para criar um, te adicionei na minha lista de blogs...kkk
Tentei me add na lista de seguidora e percebi que seu blog não tem esta opção. Bem gostaria de me apresentar e ressaltar a importância que teve seu blog para mim.
Meu blog:
http://verdadeiroamormilagrededeus.blogspot.com/

Felicidades,
Betânia.

Meyriele Figueiredo disse...

Que linda você é Betânia, que barrigão maravilhoso! Deus seja louvado! Eu também tinha um barrigão enorme assim. Não li aqui ainda, mas você já sabe se é menino ou menina´
A gravidez é a coisa mais maravilhosa do mundo... e essa fase que você está vivendo também é muito gostosa. Curta bastante!
Que legal que te inspirei a criar seu blog, ficou lindo! Você vai curtir muito.
Fiquei emocionada de saber que estou fazendo diferença nesse momento tão especial da sua vida. Espero que possamos nos tornar grandes amigas.
No mais desejo tudo de bom pra você. Vou colocar seu blog para eu seguir. beijooooo grandeeeee!!!Mey

Anônimo disse...

Olá eu tenho uma princesinha de 7 meses, ela esta fazendo muita força para evacuar. Isso é normal? E as fezes dela é durinha, e já aconteceu de sair com um pouco de sangue. O que eu posso dar pra ela para a digestão melhorar?

Meyriele Figueiredo disse...

Então mamães... eu recomendo sempre conversar com o Pediatra para uma melhor avaliação. Você pode até investir em alimentação, aumentar a ingestão de água, sucos de frutas laxativos, mas o melhor mesmo é conversar com o médico. Ele saberá como te orientar melhor.
um beijo grande e obrigada por acessar nosso blog. Participe sempre!!!

Angela disse...

Ola Meyriele adorei suas dicas mas sou um pouco medrosa tenho muito medo de dar esses tipos de coisa p meu bb ele tem 4 mese e tem o intestino muuuito preso da ate dó semana passada comecei a dar mamão p ele e começou a resolver minha sogra falou p mim dar leite de saquinho p ele misturado com agua mas tenho medo de dar uma infeccçao intestinal nele e agora o que faço? o medico diz que é normal mas ele demora tanto a evacuar que tenho que usar as vezes supositório nele vc acha que eu posso dar legumes laxativos p ele?
detalhe ele nasceu de 7 meses
mas tenho uma serie de duvidas
bjim!!!!!!!!!1

dany disse...

olá Meyriele,
Sou a Danyele,tenho 2 filhos um menino e uma menina,minha filha tem 7 meses e esta com o intestino preso,não sei mais o que fazer pois já fiz de tudo que me mandaram,não quero ter que recorer a nenhum medicamento,pois evito ao maximo dar remedio a ela,
Ela não esta durmindo direito estou muito preocupada anotei as dicas que vc deu vou continuar tentando .
bjimmm fica com Deus.

lilianusa disse...

oi mamaes,bom meu filho tem 8 meses e ha quase 2 meses comecou a apresentar sinais de constipacao,ja tentei de tudo q me ensinaram,e nada funciona,ele faz todos os dias ,mas sofre muito e muito duro ,as vzs tenho q ajuda lo,ja nao sei mais o q fazer,levei ao pediatra e ela receitou aquele oleo mineral,mas andeipesquisando sobre e nao gostei muito do q li,mas enfim nao ta adianatando muito tbm,ele faz umas 3 vzs porem muito duras as fezes.o problema e q nao consigo fazer ele tomar agua,ele detesta,ja tentei diferentes copos.colher,seringa,mamadeira ele cospe tudo,investri nas frutas ,com fibras,legumes verduras,enfim ,ameixa,e nada,ele toma agora leite de soja,pq achei q a formula poderia estar sendo o problema ,mas vi q nao e,me ajudem por favor estou desesperada de ve lo sofrendo desse jeito, bjusssssss

Simone Campos disse...

Kiwi tb é execelente, a única coisa que regulou meu intestino. Experimenta!!!

kelly disse...

Olá Mey sou a kelly e amei seu blog minha princesinha estava com intestino preso e como meu primeiro filho já tem 6 anos acho que esqueci um poquim como funciona... rs rs. Descobri, é o cará. rs rs
Um grande beijo...

Anônimo disse...

olá Mey gostei muito dos seus comentarios e dicas mas oque gostei ainda mais e me chamou a atençao foi a sua preocupaçao e capricho em escrever tão detalhadamente para pessoas que muitas vezes nem sequer conhece para mim foi de muita ajuda e de admiraçao pela sua preocupaçao e carrinho continue sempre assim e Deus te abençoe ass mamãma

Anônimo disse...

meu bebe so mama em mim e esta com o intestino preso que eu façu??

LETICIA disse...

ola gostei mt dessa dica meu bebe ta com intestino presso ,vou fazer esta receita ...obrigada valeu

carol disse...

minha filha tem 2 meses e ta com intestino preso a 2 semanas o q devo fazer

Luana Raszl disse...

Me chamo Luana meu sobrinho tem 06 meses e a pediatra dele ja liberou papinha, frutas e suco e falou para minha cunhada dar mama só cedo e a noite sera que seria a alimentação adequada a um bebê de apenas 06 meses como mãe não concordo acho que nessa idade a melhor alimentação é o leite,mais bem dizer minha cunhada tirou o leite da alimentaçaõ do bebê ele só mama de manhã e a noite será que está certa essa pediatra doida aos meus olhos?

Anônimo disse...

olá,minha filha tem 1 ano e 10 meses ela é muito ressecada,da uma vez que ela fez coco tive que ajudar ela a tirar o coco que estava preso,o que eu faço pela amor de deus...